trabalho
36-> Impacto da chegada dos Europeus à America.
J.H. Elliott
Fala das dificuldades de entender o outro. Ele defende que os europeus tinham em mente era limitado aos relatos que eles não sabiam .Os viajantes por estarem completamente encantados com o que estão vendo,que acabam descrevendo o “mundo” de uma forma poética. O olhar do novo mundo vai dos relados de varias viagens. Poucos foram os viajantes que assumiram que era impossível descrever o novo mundo.
38-> Religião e descobrimentos.
O autor mostra o caráter religioso de um determinado grupo que sai em viagem, para conquistar ou retomar um espaço em nome da religião, não era uma novidade na Europa. Para alem do econômico,o texto mostra que movimento de colonização tem a força da religião.(Ler 2º parágrafo,pg. 76.)
39-> Mecanismos da conquista colonial – As formas de conquista.
Ruggiero Romano
O autor chama a atenção para o olhar da conquista, de uma forma muito tradicional. Ele pega a espada, a cruz e a fome, e desenvolve como mecanismos de conquistas. A espada teria sido mecanismo de conquista de armamento e depois a religião,que era a cruz.E a fome se concentra no centro do estado.
Romano visualiza a historia de uma forma positivista, onde ele tenta elencar os mecanismos que possibilitaram as conquistas; o uso de armamentos que possibilitou a dominação dos nativos que não tinha armamentos. Os mecanismos de conquistas são explorados de varias formas,onde o autor apresenta de três formas:armamento,religião e fome.A fome era uma metáfora,o que o autor chama de fome,seria desestruturação da conquista trouxe para eles.
40->Breve relação da destruição das Índias.
Frei bartolomé de Ias Casas.
O autor era muito religioso e presente na conquista, um homem que esta ao lado dos nativos e ajuda a protegê-los, denuncia as praticas cruéis dos europeus. A descrição de autor,acabou gerando uma conseqüência que foi a Venda Negra.
41- O sistema Colonial
Fernando