trabalho
M.Sc.Profª Viviane Marques
O que é o câncer de boca?
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. INCA 2009
Definição
A língua é comumente acometida por tumores malignos e esses tumores assintomáticos são freqüentemente observados em assoalho bucal, borda lateral de língua e palato mole, muito embora lesões avançadas iniciadas em assoalho bucal possam acometer também a língua e dificultar o reconhecimento do sítio primário, entretanto raramente esses tumores são observados em dorso lingual
(Johnson, Coombes apud Gueiros, 2008 p. 23).
Incidência
Os tumores da língua acometem indivíduos entre 40 e 60 anos de idade, na proporção de três homens para uma mulher; 80% dos tumores ocorrem na borda da língua, atingindo em grande parte a gengiva inferior e o assoalho da boca. Os tumores da cavidade oral possuem rápida disseminação devido à extensa rede linfática da região supra-glótica.
A incidência de metástases regionais em carcinomas primários da boca pode variar de 6% a 85%, o que demonstra a importância do tratamento do pescoço neste grupo de pacientes. Indica-se sempre o esvaziamento cervical com finalidade terapêutica para os casos com linfonodos clinicamente metastáticos.
Etiologia
O tabagismo é conceituado como o hábito de fumar cigarros, charutos e cigarros de palha, constituindo a principal causa do câncer bucal e também do câncer de pulmão e laringe. Segundo a OMS (2002), o tabaco é a maior causa isolada de doenças e mortes no mundo. Na fumaça do tabaco já foram detectadas mais de 60 substâncias carcinogênicas, além de pesticidas e elementos radioativos. A alteração que ocorre na mucosa bucal, decorre da presença dessas substâncias associadas à exposição contínua ao calor desprendido pela combustão do fumo.
Etiologia
O etilismo, que compreende o consumo do álcool