trabalho
Os limites da bacia contribuinte são definidos pelos divisores de água ou espigões que separam as duas bacias.
2. Os parâmetros utilizados na determinação das chuvas, são: Intensidade - quantidade de chuva em um dado intervalo de tempo ( hora, dia, etc.). Duração - intervalo entre o início e o fim de uma chuva. Freqüência - é o numero de vezes que pode ocorrer uma chuva em um dado período. Também chamado de tempo de recorrência ou tempo de retorno.
3. Com a construção do sistema de drenagem, procura-se atingir os seguintes objetivos:
Assegurar o trânsito de pedestres e veículos
Controlar as erosões
Proteger as propriedades localizadas em áreas sujeitas a inundações e erosões e consequentemente, os cidadãos.
Proteger logradouros e vias públicas
Proteger e preservar os fundos de vale e os cursos de água
Eliminar a proliferação de doenças e áreas insalubres.
4. É a remoção superficial do solo transportada pelo escoamento das águas de chuva , onde há a deposição dos sedimentos em lagos, rios, oceanos.
5. O dimensionamento de qualquer sistema de drenagem depende da determinação prévia das vazões de projeto. Estas, por sua vez, estão relacionadas ao estudo hidrológico da bacia de drenagem correspondente, envolvendo a obtenção de dados pluviométricos e posterior avaliação das chuvas.
Outro elemento essencial ao dimensionamento do sistema de drenagem é o estudo da bacia contribuinte, ou bacia de drenagem, que é a receptora das chuvas que alimentam parte ou todo o sistema de escoamento.
3
Além da execução das obras de drenagem pluvial, para combater estes riscos, deve-se manter um controle sobre empreendimentos que possam causar aqueles efeitos danosos ao meio ambiente e à população.
6. A rede física de macro-drenagem, constituída pelo fundos de vales, córregos e demais cursos de água, sempre existe, independente da