Trabalho
1. O que o experimento de William Crookes foi capaz de demonstrar?
O experimento de Cruores demonstrou a existência dos elétrons, ao incidir um imã próximo a fluorescência produzida pelos raios catódicos, Cruores notou que a mesma era atraída pelo polo positivo do ima
2. Como Thompson elaborou o modelo atômico a partir das conclusões de Crookes? Como ficou conhecido este modelo atômico e qual a diferença para o modelo anterior?
Utilizando o resultado da experiencia de Crookes, Thompson constatou que num átomo ha a existencia de de subparticula atômica, chamada de elétrons ( o átomo já não era mais indivisível) . Seu modelo ficou conhecido como pudim de passas a diferença do modelo anterior era que o átomo de Thompson possui carga elétrica e o de Dalton não.
3. A eletricidade foi importante para o avanço da teoria atômica moderna. Porquê?
Através da eletricidade circundado por uma região muitíssimo mais extensa, na qual está dispersa a carga negativa; ou seja, os elétrons.
O experimento mais conhecido e relevante de Rutherford é o bombardeamento de uma finíssima placa de ouro com um feixe de partículas positivas (alfa). Seu modelo atômico ficou conhecido como modelo planetario, pois se assemelhava ao sistema solar.
5.. O modelo atômico de Rutherford sofreu alguma alteração drástica no seu modelo depois da descoberta dos nêutrons?
Não. só foi acrescentado a informação que no núcleo era formado pelos prótons (carga positivas) e neutros (sem cargas)
6. Qual (is) foram o (s) erro (s) encontrados no modelo atômico de Rutherford?
O modelo de Rutherford não conseguia explicar certos aspectos como: se o núcleo é formado de cargas positivas, porque essas cargas não se repeliam.
E porque os elétrons não eram atraídos pelo núcleo causando um big bang ( Grande explosão)
7) a
8) c
9) V, F, F, V, V, F
10) e
11) a- Chadwick, b-Dalton, c- Thomson, d-Democrito e-Rutherford
12) a
7. Univali-SC Há