trabalho
O Estágio em Serviço Social tem a incumbência de formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, na perspectiva de assegurar direitos, democratizar o acesso do cidadão às políticas sociais, por meio da instauração de práticas profissionais competentes, com potencial de produzir conhecimentos e propor alternativas para a transformação darealidade social.
“O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. “(BURIOLA, 2001, p. 13).
O estágio supervisionado possui como objetivo a inserção do acadêmico em um determinado espaço sócio ocupacional, a fim de que possa ter contato com situações concretas que exijam a intervenção profissional do Assistente Social. É este contato que levará o estagiário a aperfeiçoar seu processo de ensino-aprendizagem, que se iniciou a partir de seu ingresso na universidade. Sendo um momento de prática em que o acadêmico irá se deparar com a realidade na qual foi inserido. Exigindo do mesmo reflexõescríticas a respeito das ações e situações vivenciadas.
Desta forma buscaremos analisar a experiência no campo de estágio, que leva o estagiário a uma capacitação reflexiva e analítica acerca da prática do Serviço Social, possibilitando ao mesmo revelar os aspectos imediatos da atuação profissional, contribuindo assim para uma qualificação coerente com os pressupostos da profissão e de acordo com as exigências da atualidade.