Trabalho
Trovadorismo
Período de abrangência: De 1189 a 1418
Principais autores e obras literárias: Paio Soares (Cantiga de amor), João Soares de Paiva (Ora faz ost’o senhor de Navarra).
Características: ●O trovador assume e eu lírico masculino: é um homem que fala;
●Idealização da mulher pelas qualidade físicas(beleza), morais(bondade, lealdade), sociais(falar bem, de grande valor) etc; ●Expressa a coita(dor, mágoa) amorosa de trovador por uma mulher inacessível e a quem rende vassalagem amorosa.
Humanismo
Período de abrangência: fins do século XV até o século XVI.
Principais autores e obras literárias: Gil Vicente(Auto da barca do inferno).
Características: ●Os humanistas propunham um ideal de paz e sabedoria, através do aperfeiçoamento das qualidade intelectuais e morais dos homens.
Classicismo
Período de abrangência: Desde o século XIV até o século XVIII.
Principais autores e obras literárias: Luiz Vaz de Camões(Os lusíadas), Francisco Sá de Miranda, Bernardim Ribeiro(Menina e moça).
Características: ●Imitação dos autores greco Romanos; ● Preocupação com a forma; ●Universalidade e impessoalidade; ●Os descobrimentos e a expansão como temas.
Barroco
Período de abrangência: Foi introduzido no Brasil no início do século XVII ao século XVIII.
Principais autores e obras literárias: Bento Teixeira Pinto(Prosopopeia), Cláudio Manuel da Costa(Obras poéticas), Gregório de Mattos e Guerra(A Cristo Senhor nosso crucificado estando o poeta na última hora de sua vida).
Características: ●Culto do contraste; ●Consciência da transitoriedade da vida; ●Gosto pela grandiosidade; ●Frases interrogativas; ●Poemas sacros, líricos e satíricos.
Arcadismo
Período de abrangência: De 1768 a 1836.
Principais autores e obras literárias: Cecília Meireles(Súplica por uma árvore).
Características: ●Imitação; ●Bucolismo; ●Racionalismo; ●Convencionalismo; ●Idealização do amor e da mulher.
Romantismo
Período de abrangência: De 1836 a 1889.
Principais