Trabalho
“[...] o ato de arremessar uma bola à cesta com precisão, exige de seu executante um bom número de habilidades, onde se destaca uma em particular, o controle direcional. [...]” (MURILO, Paulo (2007), paulomurilo.blogspot.com.br – Debates – Arremessos, p.1)
CITAÇÃO DIRETA LONGA COM CHAMADA NO INÍCIO DA CITAÇÃO Para Murilo, (2007, p. 1):
Desde sempre, o ensino dos diversos tipos de arremessos sempre se pautou basicamente nas mecânicas do movimento, que em muitos métodos e escolas, mais se ligavam aos estilos conceituais, quase sempre de fundamentação estética. Em outras palavras, o ponto forte da aprendizagem era mais centrada no estilo e na estética gestual do arremesso, em vez do efetivo conhecimento e decorrente tentativa de controle sobre o objeto a ser lançado, a coadjuvante bola.
CITAÇÃO DIRETA LONGA COM CHAMADA NO INÍCIO DA CITAÇÃO - CITAÇÃO DE CITAÇÃO Para Ignácio, (klepsidra.net/klepsidra8/marx.html, apud MARX, 1867):
Karl Marx
Em Marx, a análise do papel da mercadoria dentro do sistema capitalista é que permite determinar o caráter do trabalho no mesmo. Busca compreender a especificidade da mercadoria dentro do sistema, e, principalmente a que se deve seu valor; especifica dois tipos de valores: aquele no qual se encontra agregado o valor do trabalho em si, mas que de certa forma, abstrai-se na aquisição do produto, e seu valor de uso que parece aos olhos do comprador como o determinante de seu preço.
O trabalho é o caráter específico que aparece no valor da mercadoria, e, ao que interessa a esta análise, confere a mercadoria a propriedade que transita em todos entendimentos de valor que a mesma possa ter: "que é a de serem produtos do trabalho."
Contudo, em sua análise, ainda sobre o aspecto da mercadoria e trabalho, Marx permite a visualização de um fator característico de nossa sociedade: a descaracterização do produto (mercadoria) como