Trabalho
São objetivos a serem propostos, desenvolvidos e atingidos com prática esportiva.
FORÇA
Capacidade de vencer ou suportar uma resistência. Dividi-se basicamente em:
1) Força Dinâmica - Capacidade de realizar tensão muscular produzindo movimento aparente.
2) Força Estática – Capacidade de realizar tensão muscular sem movimento aparente.
RESISTÊNCIA
Qualidade física que permite um esforço contínuo, proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo.
Resistência Muscular Localizada (RML) ou Resistência da Força – Capacidade de realizar um grande número de contrações sem diminuir a amplitude do movimento, a freqüência, a velocidade e a força de execução.
Resistência Aeróbica ou endurance – Capacidade do indivíduo em sustentar um exercício realizado com intensidade baixa a moderada e longa duração, onde a energia necessária para a realização do exercício provém principalmente do metabolismo oxidativo.
Resistência Anaeróbica – Capacidade de um indivíduo sustentar o maior tempo possível uma atividade de alta intensidade, em condições anaeróbicas, ou seja, em débito de oxigênio.
FLEXIBILIDADE
Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de promover lesão (DANTAS). Máxima amplitude dos movimentos articulares (NAHAS, 2001). É dependente da mobilidade articular (propriedades anatômicas das articulações) e da elasticidade muscular (grau de estiramento dos músculos) = amplitude de movimento.
Divide-se basicamente em:
Estática
Dinâmica
VELOCIDADE
Capacidade de realizar movimentos sucessivos e rápidos de um mesmo padrão no menor tempo possível. E apresenta-se de três formas:
Velocidade de reação : é a velocidade com o qual o indivíduo é capaz de responder ao aparecimento de um