trabalho
1/2
Conversor BCD para 7 segmentos
Os displays de LED de 7 segmentos são a mais simples forma de visualização em sistemas electrónicos.
Embora seja uma tecnologia já antiga, encontra ainda hoje larga aplicação em tudo o que seja equipamento de muito baixo custo (por exemplo, radio-despertadores). A “Application Note 1883” da Maxim [1], por exemplo, tem alguma informação adicional sobre a utilização de LEDs.
O display de 7 segmentos recebe o seu nome pelo facto de representar os algarismos de '0' a
'9' através de um conjunto de 7 segmentos de recta (figura 1). Cada um dos segmentos do Figura 1: Representação em 7 segmentos. display é identificado através de uma letra, de 'a' a 'g' (figura 2).
Neste exercício, iremos ver como construir um “conversor BCD para 7 segmentos”: um circuito digital que, a partir da representação de um valor em notação binária, determina quais os segmentos que devem estar activos no display para o representar, no display de 7 segmentos, através de um algarismo em numeração árabe.
Este circuito será implementado em DesignWorks utilizando-se o desenho hierárquico para:
a f e
b
g c d
Figura 2: Identificação dos segmentos.
•
lidar com a complexidade do circuito total, identificando claramente os sub-módulos que o compõem
•
dividir uma tarefa grande (o projecto do circuito total) num conjunto de tarefas mais pequenas e distribuí-las por várias equipas, fazendo-se posteriormente a reunião das várias contribuições.
Realização do circuito
O circuito a desenvolver será usado como descrito na figura 3. Nesta figura, omitem-se todas as linhas necessárias à alimentação eléctrica dos circuitos, apresentando-se apenas as linhas “de sinal”.
D0
D1
D2
D3
BCD
->
7 segmentos
a b c d e f g
Figura 3: Aplicação do conversor para 7 segmentos.
As linhas D0 a D3 contêm a representação do valor em notação binária (D3 é a linha do bit mais
significativo).