trabalho
Filipe Toscano de Brito Simões Corrêa João Ricardo Medeiros
INTRODUÇÃO
O presente estudo trata a responsabilidade social corporativa de forma exclusivamente teórica, buscando formar uma linha de raciocínio que explique o seu fenômeno. Entre outras, este texto busca responder as seguintes questões: o que é a responsabilidade social corporativa hoje? Porque a responsabilidade social cresce tanto atualmente? Que serventia têm a responsabilidade social empresarial às empresas?
Baseando-se na literatura específica sobre o tema, o primeiro capítulo apresenta a responsabilidade social corporativa de forma direta, apresenta-se a evolução do seu conceito, as causas do seu movimento e através de que meios se materializa a responsabilidade social da empresa, além de demonstrar, em números, o crescimento das ações socialmente responsáveis por parte das empresas e, consequentemente, de importância do tema.
No segundo capítulo amplia-se os horizontes deste estudo, sai-se da literatura específica sobre responsabilidade social para buscar, principalmente nas ciências sociais, explicar como funciona o mundo das empresas e as transformações que vêm ocorrendo neste cenário, quais os objetivos de uma empresa e de que meios ela vem utilizando para atingi-los.
O terceiro capítulo enquadra responsabilidade social corporativa no mundo atual, demonstra-se o que pode ser o real objetivo das empresas ao serem socialmente responsáveis.
CAPÍTULO 1 – RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Nos últimos quarenta anos o tema responsabilidade social corporativa1 tem, cada vez mais, despertado o interesse e o debate nos meios acadêmico e empresarial. Neste capítulo procura-se explicitar os mais importantes conceitos sobre responsabilidade social e sobre ética, bem como, a evolução do primeiro. Buscando entender a amplitude do tema e as diversas posições tomada pelo autores.
Além disto, busca-se descrever os determinantes que