Trabalho
1. EPI - Equipamento de Proteção Individual
2. O que são? Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.
3. Tipos de EPIs: Os EPIs podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger: Proteção da cabeça capacete Protecção auditiva Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões Proteção respiratória Máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.
4. Proteção ocular e facial Óculos, viseiras e máscaras Proteção de mãos e braços Luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos. Proteção de pés e pernas Sapatos, botinas, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda. Proteção contra quedas Cintos de segurança, sistemas de pára-quedas.
5. Por que usar EPI? EPI’s são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador que utiliza os Produtos Fitossanitários, reduzindo os riscos de intoxicações decorrentes da exposição. As vias de exposição são: Inalatória (Nariz) Oral (Boca) Ocular (Olhos) Dérmica (Pele)
6. A função básica do EPI é proteger o organismo de exposições ao produto tóxico. Intoxicação durante o manuseio ou a aplicação de produtos fitossanitários é considerado acidente de trabalho. O uso