trabalho
O que é É um processo de conformação mecânica no qual uma tira metálica é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes, em ângulo, com raio de concordância em sua junção. A figura da direita mostra os esforços atuantes e a forma adquirida por uma tira submetida a dobramento.
LN: Linha neutra SI: Superfície interna SE: Superfície externa r: Raio de concordância C: Força de compressão T: Força de tração
Raio de dobramento
Para a operação de dobramento existe um raio de dobramento abaixo do qual o metal trinca na superfície externa. É o raio mínimo de dobramento, expresso geralmente em múltiplos da espessura da chapa.
Um raio de dobramento de 3t indica que o metal pode ser dobrado formando um raio de três vezes a espessura da chapa sem que haja o aparecimento de trincas. O raio mínimo de dobramento é portanto um limite de conformação, que varia muito para os diversos metais e sempre aumenta com a prévia deformação a frio do metal.
Alguns metais muito dúcteis apresentam raio mínimo de dobramento igual a zero. Isto significa que as peças podem ser achatadas sobre si mesmas, mas geralmente não se utiliza este procedimento para evitar danos no punção ou na matriz.
Em operações mais simples de dobramento, para obtenção de elementos relativamente curtos, usam-se matrizes, montadas em prensas de estampagem. A figura seguinte mostra de forma esquemática, os principais componentes de uma dessas matrizes.
Parâmetros Geométricos Fatores importantes a serem considerados: Evitar cantos vivos.
Raios de curvatura com 1 a 2 vezes a espessura da chapa para materiais moles e 3 a 4 vezes para materiais duros No caso de materiais duros, devido à característica de elasticidade dos metais, é comum a tendência da chapa de voltar a sua forma primitiva. Desta forma, é recomendável a