Trabalho
RESPOSTA ESPERADA:
Superávit Primário é, por assim dizer, o resultado “bruto” das contas do governo. É o valor obtido a partir do valor total da arrecadação de impostos, subtraindo-se o valor das despesas operacionais (folha de pagamento, custos administrativos, verbas para ministérios etc.) do governo. Nos últimos anos, o superávit primário já ultrapassa o valor de 100 bilhões de reais. O Governo Brasileiro persegue esse objetivo para utilizar esses recursos para o pagamento de parte dos juros da dívida interna nacional. Essa medida é necessária para evitar que a dívida pública cresça de forma desordenada ao ponto de se tornar inadministrável. Caso isso viesse a ocorrer, a credibilidade do Governo Brasileiro seria posta em cheque, resultando em vários prejuízos para a economia e para a sociedade brasileira.
QUESTÃO:
2. Como forma de explicar a inter-relação entre os agentes econômicos, utiliza-se um resumo que chamamos de Fluxo Circular de Renda. Neste fluxo, segundo vimos no Caderno de Estudos, ocorrem os “vazamentos” e, para supri-los, as injeções. Explique o que representam estes vazamentos no Fluxo Circular de Renda e por que se afirma que eles precisam ser corrigidos pelas injeções.
RESPOSTA ESPERADA:
Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinadas ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá, num primeiro momento, uma tendência a aumentos nos estoques, mas, quando estes chegarem ao limite, as empresas reduzirão o volume de produção, o que implica demissões de trabalhadores. Trabalhadores sem emprego não têm renda. Sem renda, eles não podem consumir. Com