Trabalho
O sistema capitalista revolucionou as relações de trabalho, quando comparado aos modos de produção anteriores, porque transformou o próprio trabalho em mercadoria. Sendo assim o trabalhador vende sua força de trabalho a um proprietário dos bens de produção.
No início do século XX duas formas de organização de produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e o aumento da produção e do lucro.
Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo que aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho.
Henry Ford (1863 – 1947) desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo, que tinha como característica as famosas linhas de montagens.
Um dos modos de produção também conhecido é o modelo japonês desenvolvido pelo engenheiro TaiichiOhno. O toyotismoé um modo de produção capitalista que representou um grande avanço ao modelo fordista-taylorista, surgiu após a Segunda Guerra Mundial e foi desenvolvido a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Suas características são a mão-de-obra multifuncional e bem qualificada, seus trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo assim atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. Voltado somente para a produção necessária, evitando o excedente, que deve ser ajustada a demanda do mercado.
No modelo fordista-taylorista era exigido menos do trabalhador, pouca responsabilidade deste. Tal responsabilidade era toda do administrador e seus prepostos. Já no toyotismo o trabalhador passa a se preocupar com o processo, o