trabalho
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CAMILA COSTA
JACQUELINE CUNHA
LUCIANA FERREIRA
ROSA RABELO
SALÚ FREITAS
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS
Belém-Pará
2013
CAMILA COSTA
JACQUELINE CUNHA
LUCIANA FERREIRA
ROSA RABELO
SALÚ FREITAS
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS
Dissertação apresentada ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Paraense de Ensino, com requisito parcial a obtenção de nota da NP 2.
Orientadora:
Prof. Eliane Lobato
Belém-Pará
2013
Sumário
1- Introdução
2- Conceito
3- Surgimento
4- Objetivo Geral
5- Objetivos Específicos
6- Eixos estruturantes da PNEP
7- Desempenho do Papel de Gestor pelo enfermeiro
8- A formação do enfermeiro para a gestão de sistemas de saúde
9- Conclusão
10- Bibliografias
INTRODUÇÃO
A partir da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da educação na saúde, o Ministério da Saúde assumiu o papel definido na legislação, de Gestor Federal do SUS no que diz respeito à formulação das políticas orientadoras da formação, desenvolvimento, distribuição, regulação e gestão dos trabalhadores de saúde no Brasil. Integram esta Secretaria o Departamento de Gestão da Educação na Saúde e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde.
O Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) é responsável pela proposição e formulação das políticas relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à educação permanente dos trabalhadores da saúde em todos os níveis de escolaridade;
A enfermagem adquire cada dia maior relevância na atuação dos Sistemas de Saúde, sendo valorizada pelo seu desempenho profissional e sua contribuição na implantação e na manutenção da política de saúde e, consequentemente, em gestão de sistema de saúde.
Política de Educação