Trabalho
Conhecimento é tudo aquilo que pode ser empiricamente provado, através de estudos, constatações, métodos científicos, etc. Por outro lado, a crença é, basicamente, algo em que acreditamos ser verdade, sem ter evidências suficientes que a corroborem. Ainda, se está ciente da falta de evidências, mas não é algo que, necessariamente, se acredite por razão nenhuma, segundo Saifert.
A respeito dos tipos de conhecimento, 4 são elencados segundo Lakatos e Marconi. São eles: popular, científico, filosófico e religioso. O popular é o conhecimento adquirido no cotidiano, na relação entre seres humanos, no trato com a natureza e nas circunstâncias da vida., etc. É subjetivo e superficial. O científico é considerado o conhecimento “real”, pois se baseia em fatos comprovados e fenômenos concretos e observáveis. Trabalha com teorias, com hipóteses a serem testadas e métodos para serem verificados. Ainda, tem como características ser aproximadamente exato, ser factual, racional e objetivo.
O conhecimento filosófico se dá na experiência e não necessariamente na experimentação. São hipóteses que não podem ser verificadas. Além disso, é valorativo e infalível. Por fim, temos o religioso, que trabalha com questões sobrenaturais, espirituais e teológicas. É um conhecimento valorativo e não verificável. Dito tudo isso, a importância do conhecimento científico fica evidente para a vida das pessoas, nos avanços tecnológicos, etc. A ciência, se bem utilizada, auxilia inúmeras áreas, como a medicina, no desenvolvimento de novas vacinas, por exemplo. Também pode auxiliar o meio ambiente através de novos métodos sustentáveis.
2) A luta de classes é o “confronto” entre duas classes sociais antagônicas, no caso burguesia e proletariado, dentro do modo de produção capitalista. Para Marx, é o “motor da história” e é originada através da divisão social que no capitalismo acontece entre