Trabalho
A “História das Coisas” relata as cincos etapas da economia de matérias: a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Isto tudo é um sistema em crise, já que todas as etapas deste interagem com a vida real, e essa realidade ocorre em sociedades, culturas, economias e principalmente no meio ambiente. Em um documentário claro e objetivo, o vídeo nos leva diretamente ao ponto: como colaboramos diariamente para destruição do nosso planeta. No mundo atual, a sociedade só pensa no consumo, mais esquecem que a industrialização contribui e muito para a poluição.
A relação do vídeo com a empresa ODEBRECHT Infraestrutura é que ambos se preocupam com a realidade atual do planeta, ou seja, buscam formas de conscientizar a população com métodos diferentes de abordagem.
A empresa ODEBRECHT Infraestrutura utiliza o Método Light Steel Frame que é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza perfis leves de aço galvanizado como principal elemento estrutural, ou seja, não utiliza tijolo ou cimento, pouca utilização de água, sendo que o concreto é apenas empregue nas fundações ou caves.
São mínimos os impactos causados pelo método construtivo, pois para a construção desta não se consome madeira, areia, cimento, cerâmicas, assim evitando ao máximo a geração de resíduos e diminuindo o desmatamento e racionalizando o uso de materiais. E os resíduos que são gerados são na sua maioria todos reciclados tornando uma obra sustentável e limpa.
Uma maneira simples de alterar as práticas atuais é através da conscientização ambiental, que contribui e muito para alteração do quadro atual.
A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas, uma maneira seria reduzir o consumo, reutilizar o que já foi consumido e reciclar.
Conservar, conscientizar, reciclar e respeitar são atitudes essenciais à preservação