trabalho
O sistema endócrino ajusta e correlaciona as atividades dos vários sistemas orgânicos, tornando-os apropriados as demandas variáveis dos ambientes externo e interno. A integração endócrina é efetuada por hormônios – mensageiros químicos produzidos por glândulas sem ductos e transportados pela circulação até as células-alvo. Alguns hormônios consistem em animais, enquanto outros são aminoácidos, polipeptídios, proteínas ou esteroides.
Os hormônios regulam os processos metabólicos. O termo metabolismo, que significa literalmente “alteração”, é utilizado para referir-se a todas as transformações químicas e energéticas que ocorrem no organismo.
O organismo animal oxida carboidratos, proteínas e lipídios, produzindo principalmente CO2 H2O e a energia necessária para is processos vitais.O CO2 a H2O e a energia também são produzidos quando o alimento é queimado fora do corpo.Entretanto,no corpo, a oxidação não é uma reação semi-explosiva que ocorre em etapa única,e sim um processo complexo,lento e gradual, denominado catabolismo, que libera energia em pequenas quantidades utilizáveis.A energia pode ser armazenada no organismo sob a forma de compostos especiais de fosfato ricos em energia e sob a forma de proteínas,lipídios e carboidratos complexos sintetizados a partir de moléculas mais simples.A formação dessas substancias por processos que captam energia, em vez de liberá-la, denomina-se anabolismo. (GANONG.W.F.Fisiologia Médica.Décima Nova Edição.Rio de Janeiro:Mc Graw Hill .2000.)
A secreção endócrina é a secreção de mensageiros químicos (hormônios) para a corrente sanguínea, os quais atuam sobre tecidos distantes.
A secreção sináptica refere-se à comunicação por contato estrutural direto de uma célula com a outra por meio de sinapses, estando confinada ao sistema nervoso.
Os mensageiros químicos pertencem a quatro classes moleculares principais:
-Derivados de aminoácidos (ex, adrenalina, noradrenalina, tiroxina);
-pequenos