Trabalho
O nosso trabalho é sobre a eugenia, ao escolher-mos este tema, temos vários e claros objectivos. Um deles é fazer entender o que é realmente a eugenia pois acreditamos que algumas pessoas não relacionem o termo com as atrocidades de que já têm conhecimento, ou seja, estão conscientes do que, por exemplo, aconteceu na Alemanha nazista mas não sabem que se dá o nome de eugenia ou teoria eugenista a essas experiências macabras.
Para ser possível perceber como surgiu esta prática tão bizarra, vamos explicar a sua história. Neste ponto vamos mostrar um pouco de como a mente do ser humano pode ser retorcida pois conseguiu transformar uma teoria apenas aplicada a animais, com o intuito de entender a natureza, a uma forma de racismo cruel e, no fundo, destruidor da própria raça humana.
É relevante reparar nas datas referenciadas na história de eugenia, pois outro dos nossos objectivos é fazer tomar consciência de que estas crueldades cometidas não são de há cem ou quinhentos anos atrás, mas apenas de há setenta, altura da juventude dos nossos avós.
Como achamos que o nazismo alemão é o mais conhecido, optámos por falar apenas das experiências realizadas em Auschwitz e também descrever um pouco o campo de concentração para poderem perceber o quão horrível seria lá estar. Em todo o capítulo de Auschwitz estão relatadas barbaridades cometidas às vítimas, algumas (senão todas) são completamente chocantes e mais uma vez pretendemos por os leitores do nosso trabalho a pensar como a mente humana pode ser completamente desumana (este antagonismo pode parecer mal aplicado mas como poderão ler, neste caso é plenamente verdade).
O último ponto do nosso trabalho é referente à ciência relacionada com a eugenia. Aqui desejamos que entendam a importância da ciência pois como vão ver, esta foi crucial para a actuação dos eugenistas. Vamos também mostrar que afinal a eugenia não foi apenas um passado.
Em anexo estão dois casos reais, testemunhados por sobreviventes para