Trabalho
Ciências Contábeis – Análise de Custos
05/05/2010
RESUMO
Criada inicialmente com o intuito de resolver os problemas de mensuração monetária dos estoques (Martins, p.21), a Contabilidade de Custos é hoje imprescindível para a tomada de decisões e consequentemente à sobrevivência de empresas de médio a grande porte. Haja vista que além de chegar num custo unitário do produto mais próximo possível da realidade, o que por si só já é importante atribuição, a contabilidade de custos através da ficha técnica, servirá também como apoio para a formação do preço de venda.
Palavras-chave: Custo; Controle; Processo.
1 INTRODUÇÃO
A análise da ficha técnica constitui ferramenta imprescindível para a sobrevivência das empresas no mercado. Fazer dela um espelho da realidade, refletindo os custos reais da empresa, e alocando-os de acordo com o seu comportamento: fixo ou variável, implica bom controle e planejamento.
2 principais teRMOS utilizadOs em custos
Com o intuito de facilitar a compreensão do presente trabalho, apresentamos abaixo algumas palavras e seus respectivos significados na contabilidade de custos:
• Gastos – sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. Exemplos: gastos com mão-de-obra, com matéria-prima (Martins, p.21). Para que um gasto ocorra é necessária a transmissão de propriedade de um bem ou serviço para a empresa. • Despesa – bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Após sua ocorrência, não traz benefícios para a empresa.
• Custo – gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Podemos exemplificar, afirmando que custos envolvem todos os gastos no processo de industrialização que contribuem com a transformação da matéria-prima englobando as máquinas, mão-de-obra, aluguel da