TRABALHO
Cinco Forças Competitivas de Porter
É uma avaliação geral realizada com o produto dos principais concorrentes ou similares nacionais ou internacionais de modo a mapear pontos fortes e fracos dos produtos comparando as soluções encontradas.
A análise competitiva permite que sua empresa crie soluções baseadas nas melhores práticas presentes no próprio mercado. Através de relatórios detalhados Táctil compara produtos, serviços e processos com outros semelhantes no mercado, evidenciando como as principais empresas entendem e solucionam as necessidades de seus usuários.
Além de não cometer os mesmos erros, os relatórios da Táctil permitirão identificar oportunidades que trarão vantagens competitivas frente a concorrência. A usabilidade estará em foco, possibilitando um planejamento centrado no usuário, o que trará excelentes resultados.
Prós: Permite conhecer a concorrência evitando assim, erros já conhecidos.
Contra: Não é suficiente para conhecer problemas de interação no seu projeto.
Quando fazer: a qualquer momento.
Quais os resultados?
Em 1979, Michael Porter concebeu o modelo teórico das Cinco Forças de Competitividade, seu estudo destinou a analisar e verificar caminhos na competição acirrada entre empresas de vários segmentos. Segundo Porter, toda força competitiva deve ser analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser eficiente e ter um diferencial no mercado.
A força de uma empresa é conceituada como um fator microambiente, sendo fator fundamental num melhor atendimento a clientes e obtenção de lucros. Mudança de força ou de foco dessa força leva uma empresa a um novo processo de pesquisa, avaliação de mercado e planejamento.
O modelo de cinco forças de Porter possibilita a análise do grau de atratividade de um setor comercial e industrial, visa identificar as cinco forças que se inserem no sistema de competitividade, uma das forças é interna no setor em uma empresa atua, e os demais são externo ao