Trabalho
Os sistemas operacionais monousuários são projetados para serem utilizados por um único usuário. Os sistemas operacionais monousuários se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos fiquem dedicados a apenas um usuário e geralmente enfatizam a facilidade de uso, já que eles não são dispendiosos e, desta maneira, a eficiência de máquina passa a ser uma preocupação secundária.
Uma preocupação de quem desenvolve este tipo de produto é de fazê-lo ocupar o mínimo de memória principal possível oferecendo o máximo de recursos para os usuários. Quanto maior o espaço ocupado pelo SO menos espaço para os programas.
Os sistemas operacionais multiusuários são projetados para suportar várias sessões de usuários em um único computador. Permite ter mais de um usuário utilizando uma mesma CPU ao “mesmo tempo”, através de terminais ligados ao computador. um sistema operacional multi-usuário deve suportar a identificação do “dono” de cada recurso dentro do sistema (arquivos, processos, áreas de memória, conexões de rede) e impor regras de controle de acesso para impedir o uso desses recursos por usuários não autorizados. Essa funcionalidade é fundamental para a segurança dos sistemas operacionais de rede e distribuídos. Grande parte dos sistemas atuais são multi-usuários.
Sistemas operacionais monotarefa só conseguem executar uma atividade de cada vez. Por exemplo, se utiliza um processador de texto e se pretende fazer um desenho, tem que se fechar o processador de texto e abrir a folha de cálculo.
Sistemas operacionais multitarefas são projetados para executar várias operações simultaneamente. Na verdade o que o processador faz é atribuir fracções de tempo aos programas que estão a executar. Existem diferentes técnicas de monotarefa. Entre eles: Multitarefa cooperativa, Multitarefa preempetiva e Multitarefa multithreading.
2. Defina