Trabalho
Como Tratar Ferimentos com Armas de Fogo
Todas as armas de fogo, até mesmo as espingardas e as pistolas de ar comprimido, são potencialmente perigosas.
Em todos os tipos de acidente envolvendo armas de fogo, o projétil utilizado seja bala ou chumbinho pode causar dois ferimentos: um no ponto onde a bala penetra no corpo e outro, de dimensões maiores, onde ela sai.
Ao tratar de um ferimento por arma de fogo, examine o ponto por onde a bala entrou e o ponto, no lado oposto do corpo da vítima, por onde ela pode ter saído. As vezes a vítima só está a par do ferimento de entrada.
Se não houver um ferimento de saída, pode ser que a bala tenha batido no corpo da vítima e se desviado, deixando apenas uma marca parecida com um ferimento de entrada, ou pode ser também que ela esteja alojada dentro do organismo.
Uma bala causa enormes danos aos tecidos e pode atingir um osso, lascando-o. Todos os ferimentos a bala exigem cuidados médicos urgentes.
Primeiros Socorros
Cubra a ferida com uma compressa limpa ou com as mãos, de modo a estancar sangramento. Se houver ferimento de entrada e de saída, cubra ambos. Quando o sangramento diminuir coloque uma compressa e uma bandagem sobre a ferida e procure ajuda médica.
-------------------------------------------------
•Em caso de ferimento por arma de fogo, se houver hemorragia, deve-se estancá-la através de compressão, mas nunca tente retirar a bala, mesmo que ela esteja localizada superficialmente ou em local de fácil acesso.
É a quebra ou ruptura de qualquer osso do corpo humano. Deve-se suspeitar de uma fratura sempre que: •A parte afetada apresentar um aspecto alterado (coloração roxa).
•O membro estiver em posição anormal (deformação).
•A vítima sentir dificuldade ou impossibilidade de movimento.
•A vítima sentir muita dor, inchaço ou sensação de atrito no local.
Fechada ou Interna São fraturas em que não há o rompimento da pele.
Aberta ou Externa São