Trabalho
Um político popular de nome James Aggrey, nascido em Gana, uma vez contou uma história que circulou o mundo. Gana estava sob o domínio inglês. Aggrey agia com histórias de incentivo a seus compatriotas, motivando a não se submeterem mais aos mandos e desmandos das autoridades inglesas que somente os exploravam de forma a retirar todas as riquezas daquele país. Uma dessas historias foi “A aguia e a galinha” uma história em que uma águia foi domesticada por um camponês e criada junto com as galinhas que ali habitavam. Porém, ao ver aquele animal imponente um naturalista resolveu dar-lhe a chance de ter sua liberdade, que lhe foi roubada, de volta. Após três tentativas a águia alçou vôo, para a conquista do que lhe foi privado durante certo tempo. A partir daí, Aggrey faz uma comparação com a palavra da Bíblia na passagem onde relata que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus. Dessa forma, todos tem o direito de escolher: a ser livres, a dominarem ou serem dominados.
Gana conseguiu a liberdade tão querida por Aggrey. Mas, ele não pode ver o grandioso feitio, pois veio a falecer em 1927. Então veio a liberdade com Kwame N’Krumah que mesmo sob vigilância britânica conseguiu unificar e fundar o chamado Partido da Convenção do Povo, resultando, em 1952, a nomeação de ministro e em 1958 a proclamação da independência de seu País.
Leonardo Boff aplica a história narrado por Aggrey, trazendo-a para os dias atuais em que se passa no Rio de janeiro utilizando uma águia que esta quase extinta devido a urbanização e o desmatamento. Boff modifica algumas partes da história tal como a quase morte, a cegueira dentre diversos outros ferimentos sofridos pela ave. Mas quando a águia vê suas irmãs sobrevoando sua moradia percebe que ela também pode