Trabalho
FMI cria um problema de moral hazard. Essa pergunta envolve duas outras, quais sejam, o tamanho da distorção provocada pelo FMI na matriz de payoffs dos agentes e a reação dos agentes (modificação de suas ações) a essa distorção atual. A outra pergunta consiste em se o aumento dos recursos à disposição do Fundo, de maneira a aproximá-lo de um emprestador de última instância, poderia levar a um grave problema de moral hazard.
A primeira pergunta está relacionada ao efeito total que atualmente a política do FMI gera. Portanto, envolve questões sobre o tamanho da distorção que o FMI causa sobre a matriz de payoffs e sobre a reação dos agentes a essa distorção. A segunda pergunta, por sua vez, está relacionada somente ao efeito da modificação do retorno dos agentes sobe suas ações, isto é, qual é a reação dos agentes a uma distorção da matriz de payoffs. O problema é que só observamos empiricamente o efeito total da reação dos agentes.
A literatura empírica procura estimar a magnitude desses dois efeitos. Alguns estudos procuram estimar se o FMI modifica o ganho dos investidores ou dos países
nas