trabalho
Evoluçao demográfica do Brasil – Fases do Crescimento Vegetativo e Faixas Etárias
1ª fase- Índice de crescimento vegetativo baixo devido aos altos índices de mortalidade e natalidade em consequência das baixas condições higiênico-sanitárias, guerras e epidemias.
2ª fase- Crescimento populacional elevado devido a queda na taxa de mortalidade ocasionada pela melhora nas condições sanitárias e de segurança (fim das guerras, avanços tecnológicos).
3ª fase- Diminuição da taxa de natalidade ocasionada por medidas de controle como planejamento familiar e métodos anticoncepcionais, fazendo com que o crescimento vegetativo volta aos níveis mais baixos.
4ª fase- taxa de natalidade quanto a de mortalidade voltam a se estabilizar, ocasionando uma taxa de crescimento vegetativo bastante pequena.
Processo de Urbanização do Brasil
INDUSTRIALIZAÇAO ÊXODO RURAL URBANIZAÇÃO REVOL. MEDICO SANITÁRIA
- TX. MORTALIDADE EXPLOSAO DEMOGRÁFICA
EXPLOSAO DEMOGRAFICA – Macrocefalia – Conurbação informal – Inchaço urbano – Favelização – Periferização
O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades .O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades, principalmente com a implementação de variadas indústrias, que possibilitaram novos empregos, atraindo a população que vivia no campo para a cidade. A falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado trouxeram algumas consequências para esses centros urbanos, tais como: problemas de saneamento básico (como tratamento de distribuição de água e esgoto); congestionamento (em razão da falta de espaço nas ruas); falta de moradias; poluição ambiental; falta de áreas verdes (como praças e bosques);