Trabalho
A energia solar é também responsável pela distribuição da precipitação que é explorada pelos projetos hidrelétricos e para o crescimento das plantas utilizadas para criar os biocombustíveis. O fluxo das energias renováveis envolvem fenómenos naturais, tais como luz solar, eólica, geotérmica e das marés, como a Agência Internacional de Energia explica: "As energias renováveis são provenientes de processos naturais que são constantemente reabastecidos. Nas suas várias formas, que deriva diretamente do sol ou a partir do calor gerado nas profundesas do interior da terra.
A energia eólica pode ser usada para executar turbinas. Moderna turbinas eólicas gama geram cerca de 600 kW a 5 MW de potência nominal, embora as turbinas com potência nominal de 1,5 a 3 MW se tornaram as mais comuns para uso comercial. A potência de uma turbina é uma função do cubo da velocidade do vento , assim como a velocidade do vento aumenta, aumenta drasticamente a potência de saída das turbinas
A enérgia hidráulica ou energia da água pode ser aprveitada e utilizada sob a forma de energia cinética, temperatura, salinidade. Como a água é cerca de 800 vezes mais densa do que o ar mesmo um lento fluxo de corrente de água pode produzir uma quantidade considerável de energia.
A energia dos oceanos, energia das marés, utilizam a energia cinética das correntes marinhas oceanicas e convertem em energia térmica, utiliza a diferença de temperatura entre a superfície mais quente do oceano e o frio do interior. Para este efeito emprega se um motor térmico cíclico ainda não foi testado em campo em grande escala.