Trabalho
-> Capitulo 5: Átomos
- Os primeiros modelos atômicos se basearam pela lei de conservação da massa e da composição definida, embora fossem sustentadas por um dos químicos mas progressistas da época.
* Átomo de Dalton
- Sua base teórica segue o modelo: Toda matéria é composta de partículas fundamentais; átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados nem destruídos; cada elemento é caracterizado pelo seu átomo. Todo átomo de um dado elemento é idêntico. Átomos de elementos diferentes têm diferentes propriedades; transformações químicas consistem em uma combinação, separação ou rearranjo de átomos; compostos químicos são formados de dois ou mais elementos.
- Sua teoria explicou com sucesso porque a massa é conservada nas reações químicas, sendo também muito explicada a lei da composição definida. • OS PRIMEIROS EXPERIMENTOS DE ELETRÓLISE:
- Surgiu em 1800, quando William Nicholson e Anthony Carlisle demonstraram a decomposição da água nos gases hidrogênio e oxigênio por eletrólise, que é o uso de eletricidade para produzir uma transformação química, geralmente uma decomposição.
* Átomo de Thompson
- Sugeriu poderia ser um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual haviam alguns elétrons incrustados, e apontou que isto levaria a uma fácil remoção de elétrons dos átomos.
- Conhecido também por “pudim de ameixas”, porém, mas tarde ele definiu que os elétrons estavam arranjados em anéis e circundavam em órbitas a esfera positiva.
* Átomo de Rutherford: átomo nuclear
- Descobriu-se que certos elementos são radioativos, ou seja, significa que elas emitem radiação em alta energia da qual há três tipos: partículas alfa, beta e gama. A partícula alfa carrega uma carga positiva e tem uma massa muito maior que um elétron.
- Este modelo atômico representa o átomo consistindo em um pequeno núcleo rodeado por um grande volume no qual os elétrons estão distribuídos. O núcleo carrega toda a carga