Trabalho
Diocese de Santo André está situada na Região Metropolitana de São Paulo chamada Grande ABC, num território de 878 Km2 e é composta por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra .
Nestes sete municípios existe uma população de mais ou menos, dois milhões e oitocentos mil habitantes.
Até o inicio da década de 90, nossa Diocese tinha uma característica eminentemente industrial com uma população composta em sua maioria de operários. Atualmente, esta característica industrial e operária está sofrendo grandes transformações e dando lugar a uma nova realidade, pois muitas empresas se transferiram para o interior do estado ou até mesmo para outros estados. Esta situação criou graves problemas sociais, entre eles, o desemprego, a mendicância, a falta de mercado de trabalho para as novas gerações, etc…
Com as transformações sociais decorrentes da nova situação econômica, o nosso Grande ABC, está se transformando e se caracterizando como região de grande comércio devido à presença de muitas áreas de consumo.
Um outro aspecto dessas transformações está no fato de que o Grande ABC promete, para um futuro não muito distante, a existência de grandes redes nas áreas de educação, estudo e pesquisas, pois já existem aqui grandes investimentos em faculdades e universidades.
Outra característica que está sobressaindo, é a existência de grandes redes hoteleiras e investimentos no setor de serviços.
Este olhar sobre a realidade da Região, faz vislumbrar grandes desafios para a presença e atuação da Diocese de Santo André, pois a população continua em crescente aumento, exigindo respostas no nível pastoral e organizativo.
Quanto à condição da Diocese no contexto do Regional Sul 1 da CNBB, pode-se falar de três níveis.
Um primeiro, diz respeito a sua história, como berço do sindicalismo, de partidos políticos e movimentos sociais diversos. Devido a isso, sua existência destaca-se em