Trabalho
Certo dia, uma empresa de lápis mandou varias maquinas para a construção de uma mega fabrica justamente no vale Falandia. A partir daí começou o drama desses animais. Eles c/onseguiam se comunicar não por eles terem poderem e sim pelo lugar. O animal que morasse por la conseguiria ter o poder da fala. Depois de inúmeras reuniões entre os animais, desde os chefes até os mais simples, ficou decidido: a única chance que eles teriam de continuar com suas casas, seria se comunicando com os humanos e mostrando a eles o dano que iriam provocar para todos.
Assim que as maquinas ligaram seus motores, os animais se aproximaram. A chefe deles era uma coruja, que conseguiu ser muita simpática com os trabalhadores. Pediu primeiramente para desligarem os motores e após isso, os levou para a casa da girafa (a única que poderia abriga-los graças a altura do teto). Depois de um lanche caprichado, coruja foi direta ao ponto. Fez um discurso de longos minutos, pedindo a ajuda de todos os animais. Todos mostraram suas casas, suas famílias e ainda o dom da fala que só aquele lugar poderia proporcionar a todos. Os trabalhadores, comovidos com a história e muito emocionados, concordaram em planejar uma fabrica em outro lugar e deixar o vale Falandia do jeito que estava.
Os animais além de conseguirem seus objetivos, mostraram que uma conversa com bons argumentos pode resolver muita coisa. E o principal: ainda existem humanos que pensam na natureza, no lado bom da vida ao invés de deixar o dinheiro em primeiro