Trabalho S Ntese Psicologias
A finalidade do trabalho de um psicólogo é interferir, a partir dos conhecimentos da Psicologia, em aspectos da dimensão subjetiva da realidade para potencializar os sujeitos na direção de maior autonomia e autoria de suas histórias de vida. A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do campo da ciência. Existem várias áreas de atuação do psicólogo: há o psicólogo clínico, o psicólogo educacional, o psicólogo do trabalho ou das organizações, há psicólogos atuando em instituições prisionais, nas Varas de Família e da Infância e Juventude, psicólogos ambientais, psicólogos do trânsito e da mobilidade humana, psicólogos da comunicação, psicólogos sociais comunitários, há ainda o psicólogo que se dedica às práticas esportivas.
Psicologia da vida afetiva
A vida afetiva é parte integrante da nossa subjetividade. Existem dois afetos que constituem a vida afetiva: o amor e o ódio. Hoje, fazemos uma distinção mais precisa entre emoção e sentimento no estudo da vida afetiva:
Emoção: estado agudo e transitório. Exemplo: a ira.
Sentimento: estado mais atenuado e durável. Exemplo: a gratidão, a antipatia. Reações orgânicas acompanham as emoções e revelam vivências ou estados emocionais do indivíduo: tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais, etc. A criança, desde sua vida intrauterina, se desenvolve a partir do vínculo que mantém com a mãe e depois com os cuidadores próximos.
Sexualidade
A curiosidade sexual é considerada a base para toda a curiosidade sobre o mundo e o principal fator para despertar a aprendizagem. A Psicanálise nos ensina que , quando somos bebês, o prazer se concentra na zona oral: quando tudo é colocado na boca; na sequência, na zona anal, quando há um prazer na produção e controle das fezes e urina; com o crescimento, na fase fálica há o descobrimento dos órgãos sexuais, que nos diferem do sexo oposto, surge a curiosidade sexual que se