ATS CONTABILIDADE NANCY
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Professora: Ciências Contábeis
Sorocaba
2014
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Trabalho desenvolvido na disciplina de Teoria da Contabilidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação da Profª Nancy Bapstela.
Sorocaba
2014
Introdução
A história da contabilidade começa há muitos séculos atrás. O homem primitivo já praticava a contabilidade rudimentar contando seu rebanho e seus instrumentos de caça e pesca. Foi na mesopotâmia (atual Iraque) que encontraram os primeiros registros patrimoniais, o homem começa a registrar o seu patrimônio. Alguns séculos à frente os egípcios criam o papiro, onde os escribas registravam os movimentos, eram os primeiros livros contábeis. Os penincios expandiam sua rede de comercio, foram eles os primeiros a desenvolver trocas em base monetárias e simplificaram os registros com símbolos.
No final da idade media os árabes trouxeram obras manuscritas de contabilidade que influenciou muito o comercio na velha Europa, a sistematização da contabilidade estava a caminho. No renascimento um autor chamado Luca Pacioli, que expõe em uma de suas obras o método das partidas dobradas (onde o debito deve ser igual ao credito).
Em 1500 o Brasil é descoberto e com isso chegaram os provedores das fazendas que acumulavam a função contábil, em Portugal e 1770 foi baixada a lei que regulamenta a profissão contábil, em 1810 teve a instalação da aula de comercio da corte, a partir daí varias outras escolas foram criadas.
Já no século XX teve o primeiro congresso brasileiro de contabilidade (1924), o presidente Eurico Gaspar Dutra reconhecia perante a lei a profissão de contador, e com o passar dos anos foram criados maquinas que ajudariam a calcular, que foram aperfeiçoados até os dias atuais.
Passo 01
a) Quem e quando se praticava uma