TRABALHO O QUE UM FATO SOCIAL
MAPA CONCEITUAL
Interesse
Social
Generalidade
Fato
Social
Agir
Sentir
Pensar
Coersão
Educação
O QUE É UM FATO SOCIAL?
Segundo Durkheim, fato social é uma expressão empregada correntemente para designar mais ou menos todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com uma certa generalidade, algum interesse social. Eis aí, portanto, maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais. São dotados de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem ao indivíduo, existindo independentemente das formas individuais que assume ao difundir-se. Além disso, consistem em representações e em ações que só existem onde há organização definida.
Diz ainda que os fatos sociais dependem da constituição orgânico-psíquica do indivíduo, das circunstâncias particulares nas quais ele está situado. Mas um fenômeno só pode ser coletivo se for comum a todos os membros da sociedade ou, pelo menos, à maior parte deles, portanto, se for geral. Esse fenômeno é um estado do grupo, que se repete nos indivíduos porque se impõe a eles. Ele está em cada parte porque está no todo, o que é diferente de estar no todo por estar nas partes. Isso é sobretudo evidente nas crenças e práticas que nos sãos transmitidas inteiramente prontas pelas gerações anteriores, estando investidas de uma particular autoridade que a educação nos ensinou a reconhecer e a respeitar. Se todos os corações vibram em uníssono, não é por causa de uma concordância espontânea e preestabelecida; é que uma mesma força os move no mesmo sentido. Cada um é arrastado por todos.
De acordo com o autor, é incontestável que a maior parte de nossas ideias e de nossas tendências não é elaborada por nós, mas nos vem de fora. Elas só podem penetrar em nós impondo-se, porém nem toda coerção social exclui necessariamente a personalidade individual. Diz ainda que a consciência pública reprime