Material de aula Emile Durk
Web Aula 6 Fundamentos das Ciências Sociais professor; Luciano Stodulny Email; stodulny@hotmail.com
CONCEITOS BÁSICOS
FATO SOCIAL COERÇAO SOCIAL
CONSCIÊNCIA COLETIVA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO SOLIDARIEDADE MECÂNICA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA DIREITO REPRESSIVO
NORMAL E PATOLÓGICO
DIREITO RESTITUTIVO SUICÍDIO
ANOMIA
CONTEXTO HISTÓRICO
Luta para provar que a Sociologia é uma ciência e que, por isso, deve ser neutra. Faz uma leitura conservadora da crise social do seu tempo, acreditando ser provocada pelo desregramento, que seria resolvida com a formação de instituições publicas capazes de se impor aos membros da sociedade e eliminar os conflitos.
Nunca se utiliza da teorias das classes sociais, demonstrando uma tendencia a subestimar a importância dos fatores econômicos na compreensão da sociedade.
OBRAS PRINCIPAIS
1893- DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL 1895 AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO
1897 – o SUICÍDIO 1912- AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA
1ªcontribuição
A preocupação em estabelecer um objeto – Fato Social e um método – Explicação para a Sociologia As Regras do Método Sociológico.
Objeto- Fato social
“ Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não,suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior;ou ainda, que é geral no conjunto de cada sociedade tendo ao mesmo tempo existência própria, independente de suas manifestações individuais.” Fato social consiste em “maneiras coletivas de pensar, sentir e agir, exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem”
CARACTERÍSTICAS DO FATO SOCIAL
GENERALIDADE
EXTERIORIDADE
COERCITIVIDADE
MÉTODO O método de uma ciência consiste num conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta as suas pesquisas.
Como Durkheim enfatiza o caráter exterior e coercitivo dos fatos sociais, ele estabelece como regra básica que o cientista social deve analisar os fatos