Trabalho, o desafio democrático” de Leonardo Mello da Silva
Descrição: Texto de relação entre “Trabalho, o desafio democrático” de Leonardo Mello da Silva e as disciplinas Sociologia Jurídica, Teoria da Constituição e Tópicos Especiais: Argumentação e Redação Jurídica.
Há uma direta relação do texto “Trabalho, o desafio democrático” de Leonardo Mello da Silva com assuntos constitucionais, sociológicos e gramaticais.
O texto aborda vários temas trabalhados na sociologia, que tem como objetivo compreender as estruturas e organizações presentes na sociedade, bem como seus efeitos e causas. O conteúdo desenvolvido ao longo do artigo identifica o mecanismo e agentes fundamentais para a formação, transformação e composição das características sociais políticos e econômicos.
Sendo assim o texto constrói ideias coerentes sobre como o espaço público esta constituído, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas sociológicas direcionadas a observar a atuação democrática dos trabalhadores, as classes e regimentos da esfera pública e privada.
Com uma linguagem bastante técnica, o autor discorre sobre a relevância dos movimentos e sindicais no envolvimento da vida política, aos processos de formação das normas jurídicas, as garantias e as conquistas pelos trabalhadores é evidente quando se procura definir a evolução histórica da sociedade atual.
Além de que o autor usa de vários fatos históricos e citações de pessoas importantes do ramo para sustentar os argumentos presentes em todo o artigo.
Vários são os momentos da história em que as relações de trabalho necessitaram da ajuda de uma constituição, como na Constituição do México, promulgada em 1917, que foi a primeira da História a prever a limitação da jornada de trabalho para oito horas, a regulamentação do trabalho da mulher e do menor de idade, férias remuneradas e proteção do direito da maternidade. Logo depois, a partir de 1919, as Constituições dos países europeus consagravam esses mesmos direitos.
As primeiras normas