Trabalho F Sica C
DE
FÍSICA
Descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão
(alguns quilômetros) e de grande intensidade (picos de intensidade de corrente acima de um quiloàmpere), que ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades. A descarga inicia quando o campo elétrico produzido por estas cargas excede a capacidade isolante, também conhecida como rigidez dielétrica, do ar em um dado local na atmosfera, que pode ser dentro da nuvem ou próximo ao solo.
Quebrada a rigidez, tem início um rápido movimento de elétrons de uma região de cargas nega vas para uma região de cargas posi vas, ocasionando os conhecidos raios. Existem diversos pos de descargas, classificadas em função do local onde se originam e do local onde terminam. Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Tipicamente vem acompanhadapelo relâmpago, uma intensa emissão de radiação eletromagné ca, e pelo trovão, além de outros fenômenos associados. Normalmente situam-se no interior ou entre as nuvens, mas é frequente a ocorrência de descargas diretamente sobre o solo, que transferem elétrons da nuvem para a terra, embora o inverso também aconteça. A maior parte ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a sistemas convec vos, os quais, quando é intensa a a vidade elétrica, caracterizam as trovoadas.
O relâmpago é a luz emi da pela descarga elétrica (raio) entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e o solo ou outro receptor da descarga
(um pára-raios, por exemplo). Os relâmpagos são produzidos durante tempestades com nuvens eletricamente carregadas, quando o campo elétrico se torna tão forte e intenso ao ponto de forçar uma descarga elétrica entre a nuvem e o solo. As par culas de vapor de água ao subir pela atmosfera vão se chocando com pequenos cristais de gelo, ou gotas que estão caindo e que compõem as nuvens.