TRABALHO E SAÚDE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: VISSICITUDES TEÓRICAS

880 palavras 4 páginas
UNIVESIDADE DO ESTADO DO PARÁ – CAMPUS XX
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA - CCNT
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AFONSO HENRIQUE ARAÚJO DE SOUSA
ARMANDO VÍTOR NASCIMENTO SANTANA
EDUARDO JUN HARIMA
LUIS FELIPE COSTA DA SILVA

TRABALHO E SAÚDE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: VISSICITUDES TEÓRICAS

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia e Sociologia Industrial, como requisito parcial de avaliação, orientado pela professora Eliana Carneiro.

Castanhal – PA
2014
1- INTRODUÇÃO
Em um contexto de mundo globalizado, onde as mudanças são rápidas e de forma intensa, as empresas e pessoas devem estar preparadas para suportar demandas de ordem social e profissional. O acelerado desenvolvimento tecnológico e suas influencias na automação e o incremento de processos no setor de prestação de serviços, juntos, ainda, a clientes mais exigentes, conscientes de seus direitos de consumidor e grande concorrência no mercado, colocaram novas obrigações às organizações. Esse cenário tem culminado em consequências negativas à saúde do trabalhador, sinalizando os profissionais de saúde para questões ligadas a doenças ocupacionais que recaem sobre os funcionários, interferindo em seus processos cognitivos, tanto em uma dimensão individual, quanto coletiva.
É importante lembrar que existem diferenças e semelhanças de abordagens da medicina do trabalho, da psicologia social, do trabalho e organizacional, da ergonomia e da psicodinâmica, destacando como indicadores do processo de saúde adoecimento no trabalho:
O prazer;
A satisfação;
Bem estar;
O sofrimento;
Estresse;
Esgotamento mental e emocional.
Para utilizar os indicadores de forma prática, estes serão articulados com duas doenças ocupacionais: Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT’s) e depressão, considerando que são doenças da atualidade e de origem e causas distintas em sua maioria.

2- REFERENCIAL TEORICO
2.1 - Trabalho, saúde e adoecimento
O

Relacionados