Trabalho d fundações
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Disc.: Fundações Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Nome:___________________________________________RA_______________ Data 12/setembro/2012 Professor
Nota
Ana Selma de Sousa Silva
2º Trabalho de Fundações: Muro de Arrimo e Cortina de Contenção 1) Para a contenção abaixo, faça o diagrama de empuxo, com o cálculo do seu valor e o ponto de aplicação.
γ = 15,5 KN/m³ ϕ solo = 30º
γsat = 19,0 t/m³ ϕ solo = 26º c = 10 KPa
2) Avalie a estabilidade do muro de arrimo abaixo, verificando a segurança em relação ao “tombamento”, “escorregamento” e “ruptura do terreno de fundação” e, se necessário, determine alternativas para a melhoria de sua estabilidade. Admita que a pressão admissível é de 350 KPa.
γsolo = 18,0 KN/m³ ϕ solo = 32º c = 2 KN/m²
γconcreto = 22,0 KN/m³
3) Avalie a estabilidade do muro de arrimo, determinando as seguintes condições de estabilidade: a) Segurança ao tombamento; b) Segurança ao escorregamento; c) Segurança à ruptura e deformações excessivas do terreno de fundação.
γsolo = 17,0 KN/m³ ϕ solo = 25º c = 2 KN/m² σadm = 320 KPa
γconcreto = 22,0 KN/m³
4) Para o muro de arrimo, determine os coeficientes de segurança para os mecanismos de ruptura: tombamento, deslizamento e ruptura, sabendo que o coeficiente de atrito é igual à 0,6 e a tensão admissível no solo é de 250 KPa.
γsolo 1= 18,0 KN/m³ ϕ solo 1= 25º c solo 1= 15 KPa
γsolo 2= 20,0 KN/m³ ϕ solo 2= 30º c solo 2= 5 KPa
5) Para as cortinas de estacas-pranchas representadas nas figuras abaixo, determine: a) A sua estabilidade b) O esforço