Educação
O projeto busca um rumo, uma direção. O Projeto Político-Pedagógico é, portanto, um documento que facilita e organiza as atividades, sendo mediador de decisões, da condução das ações e da análise dos seus resultados e impactos.
É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população.
O Projeto Político Pedagógico é um norteador da ação pedagógica. Neste sentido, podemos entender que o projeto norteia o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história.
1 – Educação: Espaço Político-Ideológico
Sempre buscando considerar que o espaço escolar é um ambiente com aspectos diversificados para atividades intelectuais, artísticas e esportivas e de lazer, voltado para a construção coletiva do conhecimento, assim uma instituição de ensino superior é considerada por todos, como um espaço e lugar privilegiado de ensino-aprendizagem de relações socioculturais.
É importante destacar que as avaliações institucionais que as Universidades vêm sofrendo, bem como as mudanças no país, vêm causando influências na maneira de pensar e agir da sociedade.
O sistema capitalista frente às mudanças estruturais e superestruturais que vem se processando no atual meio, influenciada por projetos político-pedagógicos, cria uma conscientização no individuo, para que ele sinta-se responsável pelo planeta e pela miserabilidade do próximo.
Todo este processo de globalização traz varias questões, as quais são impossíveis de respostas, em face da velocidade das mudanças e transformações que têm afetado a vida dos indivíduos.
2 – Universidade e Projeto Político-Pedagógico: Espaço de Vida, Reflexão, Ação e Construção
O Projeto Político- Pedagógico da Universidade, consciente das transformações da realidade,