Trabalho A Queda Do Imp Rio Romano
sdsa
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar um livro didático, tendo como base o tema “A queda do Império Romano”, especificadamente o livro de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo cujo nome da coleção é “História Geral e do Brasil” Volume 1, onde na Unidade 2 “Civilizações Antigas”, Capítulo 5 “A civilização romana” os autores abordam o tema, com o subtítulo de “O Baixo Império (séculos III d.C.-V d.C.)”.
2 DESENVOLVIMENTO
Logo no inicio da unidade os autores abordam a importância do estudo da civilização romana, e a destacam como uma civilização de grande influencia sobre o mundo ocidental e sua influencia quanto à língua portuguesa que surgiu de uma ramificação do latim, que é originalmente de Roma, eles também enfatizam o surgimento e a expansão do cristianismo sob o domínio romano.
E ainda antes de chegar ao estudo dessa civilização eles dão um alerta quanto às fontes históricas, pois como há diversidade de reflexão podemos ter somente uma visão quanto à história, onde eles apresentam o exemplo da interpretação dos arcos do triunfo, que se trata apenas da visão dos vencedores. Eles temem então a dificuldade de mostrar a realidade dos fatos, não mostrando então os silenciados, que seriam os povos dominados.
Depois da introdução os autores começam narrando o surgimento de Roma, explicando que ela surgiu de um pequeno povoado em Lácio, centro da Península Itálica, com influência dos indo-europeus, onde se utiliza de um mapa para mostrar onde se localizou esses povos. Temos também a lenda da fundação de Roma, onde os irmãos Rômulo e Remo foram abandonados e amamentados por uma loba, depois foram levados por camponeses, já crescidos Rômulo mata Remo e decide fundar Roma e se torna o primeiro de sete reis do período monárquico romano.
Passaram então para a República, onde temos o senado como órgão máximo em