ATPS CONTABILIDADE GERAL 3º SEMESTRE
Neste trabalho vamos ver sobre alguns métodos, que sãos seguintes: Escrituração, Demonstrações contábeis, Auditoria e Analise das Demonstrações Contábeis. Veremos a tabela 1, que o objetivo é fazer a classificação dos bens, direitos e obrigações, já na tabela 2 é classificar como ativo, passivo e patrimônio liquido, logo depois dessas classificações, verificar se estão corretas e fazer o balancete de verificação e o balanço patrimonial que encontrasse neste trabalho.
É importante também analisar a classificação de contas, pois elas sempre estão relacionadas ao patrimônio, elas são as contas que jamais podem ser esquecidas pois sem elas não há como fazer e nem identificar nada. Tanto que existe uma teoria que defende o patrimônio liquido que seria a teoria patrimonialista que veremos mais detalhadamente neste trabalho.
ETAPA 1
PASSO 1 – Métodos de Escrituração
No vídeo podemos ver as principais técnicas contábeis que são as seguintes:
ESCRITURAÇÃO: São os registros dos fatos e atos administrativos de que a empresa teve ou terá. Esses registros podem ser conhecidos como lançamentos no livro razão, logo sendo entendidas como um conjunto de lançamentos.
A contabilização tem início a partir dos documentos, que são os fatos comprovados através dele, e é por isso que surgem os registros de fatos.
Na escrituração temos dois métodos:
- Partidas simples, que são os registros onde se tem o controle de apenas um elemento patrimonial e mais nada, ou seja, se tiver um debito não será necessário um credito para ter a comparação, pois será apenas um controle.
Ex: Livro Caixa. Visa apenas o controle do dinheiro, não tem a preocupação de controlar outros elementos patrimoniais. O método das partidas simples é deficiente e incompleto, pois não permite o controle global do patrimônio. As entidades que utilizam apenas esse método de registro só conseguem controles estanques de alguns eventos.
-Partidas dobradas: Esse é o método utilizado universalmente nos