trabalho A onda
Relação do filme “ A onda “ com a matéria Fundamentos socioantropológicos do Direito
Devemos considerar que a forma de ensino dada as crianças pela escola, ou até mesmo pela família tem relação direta com o papel que os mesmos irão exercer na sociedade, é importante discutir como as orientações recebidas por esses aprendizes, ou a ausência delas, pode refletir no comportamento dos indivíduos na sociedade.
Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. A partir disso, podemos ver como essas ideologias influenciaram os jovens ao longo do filme e as consequências disso.
Várias razões de como o vazio de nossa atual sociedade podem alimentar a alienação política e também cultivar lideranças autoritárias são demonstradas no filme “ A onda ”, esse vazio é alimentado também pelo consumismo e pelo grande desinteresse em política da grande maioria da população.
O Filme demonstra que vivemos em uma época em que existe uma grande falta de interesse por parte da sociedade em assuntos que deviam ser tratados como prioridade, e que as regras de convivência e morais estão muito defasadas, isso é muito evidente no filme através do comportamento dos jovens alunos do professor, que demonstram carência de uma figura autoritária.
Podemos também destacar a questão da teoria de controle de massas em que para se sentirem pertencentes a um grupo, as pessoas podem ser influenciadas facilmente, chegando até ao ponto de ficarem alienadas.
Podemos ver assim que o papel da família e da escola são mais do que fundamentais para que esses problemas não aconteçam, e também para que tenham um bom convívio social.