trabalho filme a onda
O filme “ A onda” conta a historia do professor Rainer Wenger,que resolve fazer um experimento com o tema autocracia em sua sala de aula com seus respectivos alunos e com o desenrolar do filme podemos ver onde chega essa experiência.
Uma cena que me chamou bastante a atenção no filme é o momento em que o jovem Tim comete o suicídio, creio que o que levou ele a tomar essa atitude foi devido ao fanatismo que tomara conta dele e sem “a onda” ele sentiu que não tinha mais razão pra viver, por isso resolveu tirar sua própria vida.
Durante o filme me identifiquei com a personagem Karo, pois desde o começo ela estava lúcida, parece que ela já previa o que aquela experiência ( autocracia) poderia se tornar.
Outro ponto que me chamou a atenção na trama foi a escolha da cor branca nos uniforme dos alunos, pois para mim o significado disso é que os alunos estavam neutros, sem reação, sem sentimentos e que a partir do momento que começaram a fazer parte “da onda” estavam dispostos a fazer tudo que o professor mandasse
Identifiquei também alguns elementos característicos do fascismo utilizados neste longa metragem, como por exemplo o uniforme que passaram a usar os alunos após a formação do grupo, que representava a unidade de todos, que eram todos iguais, outro aspecto se refere à saudação, representando uma onda, esse gesto identificava os pertencentes àquela turma. Uma cena que achei interessante foi quando um personagem queimou todas suas roupas de marca para usar apenas o branco e ficar igual a todos os outros, ou seja, abriu mão de suas vaidades pessoais em prol daquela ideologia que passara a acreditar.
Considero que esta foi uma experiência cinematográfica muito interessante para mim, pois aborda uma realidade que pude presenciar em minha vida quando participei de um curso de aperfeiçoamento do Sistema Penitenciário. O referido curso tinha um caráter militar, e eu nunca fui adepto do militarismo. Porém, ao final