Trabalho A Ideologia Alem
No sistema hegeliano havia uma mistificação. Marx é um crítico da sociedade burguesa , ao contrário que Hegel é um representante da teoria burguesa. Marx parte para uma visão mais ampla dos fundamentos do direito da Alemanha , possui relações com as classes sociais e com o estágio de desenvolvimento do Estado. Para tanto, faz uma defesa da verdadeira democracia, da máxima generalização do Estado e com a participação dos cidadãos para superar a divisão entre política e sociedade.
A relação entre os jovens e os velhos hegelianos, as representações, ideias, conceitos, enfim, os produtos da consciência aos quais eles próprios deram autonomia, eram considerados como verdadeiros grilhões da humanidade, os vínculos verdadeiros da sociedade humana.
2) Explique o que é produção da vida material.
A primeira condição de toda história humana é, naturalmente, a existência de seres humanos vivos. Os homens podem-se distinguir dos animais logo que começam a produzir seus meios de existência, sendo esta uma consequência de sua organização corporal. Ao produzirem seus meios de existência, os homens produzem indiretamente sua própria vida material. Logo, a produção material dos homens depende de sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem.
3) Como Marx define o poder social?
O poder social tem como ponto de partida a relação social, social no sentido em que se estende a ação conjulgadade vários indivíduos. Disso decorre que o modo de produção está constantemente ligado a um modo de cooperação ou a um estado social determinados, e que este modo de cooperação é uma força produtiva; Decorre que a massa das forças prdutivas acessíveis aos homens determina o estado social que terá conexão com a história da indústria e das trocas.
4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele só existe o indivíduo historicamente