DERMATITE
CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS
DERMATITE
MARATAÍZES
2015
INTRODUÇÃO A dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em algumas áreas do corpo ou espalhadas pelo corpo todo.
A dermatite pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente por alergia ou contato da fralda com a pele, e pode ser causado pelo contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo.
A dermatite tem cura e o seu tratamento da dermatite depende do seu tipo e causa, mas, normalmente, pode ser feito com remédios ou cremes prescritos pelo dermatologista.
OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é proporcionar as pessoas conscientização sobre o que é dermatite, quais são as causas, as complicações da doença. Como o médico faz o diagnóstico e quais as opções de tratamento disponíveis dentre diversas outras curiosidades sobre a doença.
D E R M A T I T E S
As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais. Podem se agravar na forma de irritação e alergia se o trabalhador, no contato com substâncias químicas, não tomar as devidas precauções.
HISTÓRIA As primeiras relações entre trabalho e doenças surgiram no século XVI, quando Paracelso* assinalou a existência de algumas dermatoses profissionais. Somente no século seguinte, no entanto, as doenças ocupacionais passaram a merecer mais atenção quando o italiano Bernardino Ramazzini, chamado de o Pai da Medicina do Trabalho, publicou seu livro sob o título de As doenças dos Trabalhadores. Em sua obra, Ramazzini faz referência com