Trabalho voleibol
De
Educação Fisica
Nome: Cellina
Numero: 05
Professor: José
Disciplina: Educação Fisica
Data de entrega: 09/03/2015
Tema: Esquema tático no voleibol
Esquema tático no voleibol
1 - Sistema defensivo
É a combinação harmônica do bloqueio e da defesa na tentativa de impedir o sucesso do ataque adversário. É fundamentado em posicionamentos individuais, onde cada jogador é responsável por determinada área da quadra, de forma que o somatório dessas individualidades se constitui em um sistema coletivo.
A marcação realizada pelo bloqueio, que é a primeira forma de se combater diretamente o ataque adversário, pode ser feita basicamente obedecendo duas situações: marcação por zona da quadra ou marcação individual.
Em ambas as situações a defesa se posicionará completando o trabalho do bloqueio, devendo ocupar os espaços da quadra que não foram fechados pelos bloqueadores. Os sistemas defensivos mais utilizados são os sistemas com bloqueio simples e os sistemas com bloqueio duplo. A seguir veremos a primeira forma.
2 –Sistema de rodizio
Regra do posicionamento
A quadra de jogo é dividida em seis posições, com cada atleta devendo ocupar uma delas para se iniciar um set. Antes do início de cada set, o treinador responsável pela equipe deve relacionar os atletas que começarão o set em questão. Esse posicionamento inicial será passado para a súmula, que é o documento oficial do jogo. Através desse posicionamento inicial, a equipe de arbitragem deverá controlar o rodízio.
A regra do posicionamento determina que até o momento de execução do saque todos os jogadores das duas equipes respeitem seus posicionamentos de origem, obedecendo às relações que são impostas a cada posição, relacionadas às posições vizinhas. Após o golpe efetuado pelo responsável pelo saque, os atletas poderão deixar suas posições de origem. O não cumprimento do rodízio e/ou da regra do posicionamento implica em perda do rally e da posse de bola
A quadra é dividida em zona ofensiva