ArtigoNDT Permeabilidade
2241 palavras
9 páginas
PERMEABILIDADE DO CONCRETO: UM ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO “IN SITU” USANDO INSTRUMENTOS PORTÁTEIS E TÉCNICAS TRADICIONAIS.Abdias Magalhães Gomes, Dr.
Departamento de Materiais de Construção UFMG. Rua Espírito Santo 12 – Centro. Belo Horizonte, MG, Brasil. abdias@demc.ufmg.br. José Eduardo Aguiar
Recuperação Engenharia LTDA. Rua Paulo Afonso 225, Santo Antônio. Belo Horizonte, MG, Brasil recuper@uol.com.br Horácio Albertini Neto, Msc.
Departamento de Materiais de Construção UFMG. Rua Espírito Santo 12 – Centro. Belo Horizonte, MG, Brasil. halbertini@hotmail.com Juliana Oliveira Costa
Departamento de Materiais de Construção UFMG. Rua Espírito Santo 12 – Centro. Belo Horizonte, MG, Brasil. julianacosta@hotmail.com Resumo: Dentre os parâmetros para a determinação da durabilidade das estruturas de concreto armado, merece destaque o estudo da permeabilidade. Diversos autores e pesquisadores recomendam técnicas de obtenção e avaliação da permeabilidade de uma estrutura de concreto. Entretanto, merece destaque a avaliação através da utilização de equipamento produzido pela empresa Germann Instruments, que através de inspeção “in situ”, avalia o fluxo de água, sob pressão, passante pelo concreto. Já a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, sugere a adoção da metodologia proposta na normalização NBR-10786, que proporciona a avaliação do coeficiente de permeabilidade de concretos, a partir de ensaios eminentemente laboratoriais. Este artigo apresenta uma análise comparativa destes dois métodos de avaliação da permeabilidade do concreto à água, a partir de ensaios realizados na 3ª Ponte Vitória-Vila Velha, localizada no Estado do Espírito Santo, Brasil. São apresentadas as curvas de correlação entre os dois métodos, bem como sinaliza o real nível de confiabilidade que uma correlação desta magnitude proporcina.
Palavra-chaves: permeabilidade, ultra-som, concreto, durabilidade
1. Introdução
A durabilidade das estruturas de concreto armado é diretamente afetada e