trabalho vasos de pressão
Vários produtos químicos e petroquímicos utilizados na indústria são encontrados na natureza em formas diferentes daquela que realmente é utilizada na indústria. O processamento e estocagem de muitos produtos são feitos a pressões maiores ou menores que a atmosférica, necessitando assim da utilização de recipientes fechados e com resistência para suportar pressões no seu corpo, assim como diferentes faixas de temperaturas. Esses equipamentos, denominados “vasos de pressão”, por operarem normalmente sujeitos a pressão e/ou temperaturas elevadas, são considerados equipamentos de alto risco, por conterem grande quantidade de energia acumulada no seu interior.
O nome vaso de pressão se refere basicamente a todos os recipientes e tanques, de qualquer tipo, dimensões, formato, capazes de conter um fluido pressurizado, desde uma simples panela de pressão de cozinha até os mais sofisticados reatores nucleares.
Definição
Vasos de pressão são todos os reservatórios destinados ao armazenamento e processamento (transformações físicas ou químicas) capazes de conter pressurizados líquidos e gases sob pressão ou sujeitos a vácuo total ou parcial. Podemos também definir os vasos de pressão como sendo todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidade, não sujeitos a chama, que contenham qualquer fluido em pressão manométrica igual ou superior a 1,02 kgf/cm2 ou submetidos á pressão externa.
Exemplos: Tanques, tubos, cabines pressurizadas, etc.
Classificação dos vasos de pressão
Podemos fazer a seguinte classificação dos vasos de pressão:
Vasos não sujeitos a Chama: Vasos de armazenamento e de acumulação, Torres de destilação fracionadora, retificadora, absorvedora e etc. Reatores diversos, Esferas de Armazenamento de gases, Permutadores de calor.
Vasos sujeitos a chama: Caldeiras, Fornos.
Os vasos de pressão são empregados em três condições distintas:
Armazenamento de gases sob pressão: Os gases são armazenados sob