trabalho unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................11
4 REFERENCIAS....................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO A estrutura do Sistema Educacional Brasileiro é resultado de uma série de mudanças ao longo da história da educação no Brasil. Ao desenvolver este trabalho foi fundamental a concepção dos aspectos sobre as fases e contextualização deste sistema na seleção dos conteúdos e até na estruturação deste trabalho.
Os primeiros Sistemas Educacionais Brasileiro, que vigorou durante vários anos,teve um caráter excludente desfavorecendo a grande massa popular e garantindo o acesso à educação somente à elite brasileira. Segundo Ribeiro (1989), ao referir-se a esse longo período afirma que éramos um país de Doutores e Analfabetos, pois tínhamos cursos superiores para poucos, nenhum incentivo à formação de professores e escassos recursos para a escola pública.
Com a Lei nº 9.394/96 (LDB) buscou-se, levando em consideração a realidade educacional acima descrito, normatizar o sistema educacional e garantir acesso a educação de igual modo a todos. Essa lei traz um conjunto de definições políticas que orientam o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação básica do Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Para o pensamento de Focault (1994), as construções dos prédios, inclusive da escola, foram pensadas/propostas com vistas ao controle, à disciplina dos seus usuários, de forma a prevalecer o poder e a dominação existentes.
O espaço escolar possui regras e normas que tendem a criação de padrões a serem seguidos pelos sujeitos, que por sua vez estão a todo tempo buscando maneiras de driblar essas regras. Nessa perspectiva, a realidade escolar aparece