Trabalho Unopar 6 Semestre Renan
1 INTRODUÇÃO 3
2 contabilidade aplicada ao setor público 4
2.1 Lei da responsabilidade fiscal 4
2.2 relatórios resumidos de execução orçamentária – rreo 5
3 indice de sustentabilidade empresarial 6
3.1 ise-bovespa 6
3.2 vantagens ao se integrar ao indice 6
3.3 empresas que compoe ise-bovespa 7
4 agronegócios 8
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade das entidades do setor público tem como função principal estudar, registrar, controlar e evidenciar o patrimônio e suas variações.
O desenvolvimento de sua missão requer o cumprimento dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, que contemplam regras norteadoras do processo contábil, de modo a registrar e evidenciar os atos e fatos de acordo com o referencial teórico da ciência.
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público está sujeita ainda ao cumprimento de normas legais que contemplam exigências destinadas à efetuação de controle também sobre o orçamento público e sobre os atos praticados pelos administradores que apresentem reflexos no patrimônio.
2 contabilidade aplicada ao setor público
Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
2.1 Lei da responsabilidade fiscal
É uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.
A LRF determina o estabelecimento de metas fiscais trienais. Isso permite que o governante consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que